segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Pontos turisticos

Praias.

As praias são algo motivador para os turistas: águas transparentes e serviços de apoio proporcionam um grande prazer. A linha de Cascais é vestida por magnificas praias tais como: Torre, Carcavelos, Parede, Avencas, São Pedro e São João do Estoril e a famosa praia do Estoril - o Tamariz.



Cascais tem pequenas praias urbanas, dominadas pela Cidadela, onde há permanentemente a presença de embarcações de recreio. A Praia dos pescadores (situa-se do lado da Marina), por exemplo, tem a presença da pesca tradicional. Uma das suas mais famosas praias é o Guincho, uma ampla praia que, por pertencer à Costa Oeste, está exposta a ondas e ventos, sendo muitas vezes lugar de campeonatos de windsurf.
















Monumentos.
A Cidadela é uma fortificação do ano 600 que protegia a baía de Cascais e as zonas de desembarque próximas da capital. Um importante núcleo museológico é o Forte de Oitavos, que desde antes de 1796 já existe! O Palácio Seixas é do século XIX e situa-se na zona histórica de Cascais, sendo doado a Marinha por um antigo proprietário, constituí um símbolo de Cascais. A Casa Museu Verdades de Faria foi projectado pelo arquitecto Raul Lino, contém objectos do Michel Giacometti, musicólogo que estudou a música folclórica portuguesa.




O Museu do Mar tem secções de História Natural, Etnologia e Arqueologia Submarina, possuindo mapas e vestuário de pescadores antigos, os modelos das embarcações e tesouros de navios que naufragaram na Costa. O Museu Municipal de Cascais tem um estilo revivalista, a sua localização é numa pequena enseada, em que as ondas chegam ao edifício em maré alta. Contém uma colecção de arte, peças de mobiliário de estilo indo-português, vestígios arqueológicos e uma biblioteca. O Centro Cultural de Cascais foi concebido para albergar todo o tipo de exposições. A Casa de Santa Maria situa-se na baía de Cascais, o seu projecto foi desenvolvido por Raul Lino, com uma influência árabe e com azulejos do século XVII.




















Estátua de Dom Pedro, Rei da primeira dinastia que ficou conhecido como justiceiro pois adoptou uma postura de rei recto e justo, que lutava contra as injustiças.





Momento junto à Doca Pesca. 4 de Abril de 1834.





Monumento aos descobrimentos Portugueses ofertado ao povo de Cascais, no dia 22 de Fevereiro de 1992, situado junto à praia dos pescadores.

Sem comentários: