quinta-feira, 30 de abril de 2009

Situação Demográfica de Cascais.





Em 30 anos a população do concelho de Cascais quase duplicou devido ao regresso da população das ex-colónias e da migração da população do interior do país para o litoral. Assim, Cascais regista ritmos de evolução sempre positiva desde a década de 60.

Tem-se verificado o envelhecimento da população nesta área do país! O crescimento populacional deve-se ao crescimento da população dos grupos etários mais velhos, o jovens (0-24 anos) não têm um crescimento positivo em Cascais. Há ainda mais mulheres do que população masculina principalmente entre os grupos etários mais velhos.


Verifica-se, em Cascais, ao longo dos anos um crescimento do número de famílias de pequena dimensão, tais como as famílias monoparentais e de pessoas sozinhas.


Com informação fornecida pela câmara municipal de Cascais, além destes factos, salientamos ainda que Cascais é o concelho com a segunda maior taxa de natalidade e de mortalidade da região de Lisboa.


Em relação aos estrangeiros que aqui residem, há um grande número de Brasileiros, no entanto pessoas oriundas de países do Leste ocupam um lugar de destaque.


O nível de escolaridade da população do concelho de Cascais é uma média de 60% da população que se engloba entre o 1ºciclo, o ensino secundário e o superior, com 9% da população sem qualquer ensino.

Agradecimentos ao fornecedor desta informação: Francisco Fernandes, Câmara Municipal de Cascais.

Sem comentários: